sexta-feira, 10 de junho de 2016

A devoção de toda uma vida

Desde os saudosos tempos de Pirassununga, Dª Lucilia conservou especial gosto em rezar diante de uma imagem da Imaculada Conceição, pertencente à família. Nunca se separou dela, mantendo-a em seu quarto, nas sucessivas casas em que residiu após o falecimento de sua mãe. Uma razão a mais para isso era de ter sido essa imagem  objeto  de  particular  devoção de Dª Gabriela.
Piedade aliada ao senso artístico
Esculpida  em  madeira,  fora  trazida de Portugal em meados do século XIX, deixando transparecer ao  mesmo tempo a autêntica piedade e o senso artístico do escultor. A fim de a expor mais  dignamente à veneração de todos, Dr. Antônio decidiu colocá-la  num oratório apropriado.E lá mesmo em Pirassununga encomendou o serviço a um marceneiro que trabalhava junto com a irmã. Pormenor curioso, ambos surdos-mudos, mas, em  compensação,  dotados por Deus de uma extraordinária arte de entalhar a madeira, a  tal ponto que fabricavam móveis de  estilo à altura de figurar nos melhores salões.

Não deixava de ser singular como pessoas tão simples, sem maior cultura  nem  contato  com  os  grandes  centros  urbanos,  tinham  tanto senso artístico. Disso era exemplo o singelo oratório . Anos depois, um antiquário oferecerá significativa quantia por ele. Porém, para Dª Lucilia, não tinha preço um objeto que seu saudoso pai mandara fazer e ao qual estavam ligadas tantas recordações.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário